domingo, 15 de abril de 2007

AÇOS ESTRUTURAIS

O aço se destaca por combinar resistência mecânica, trabalhabilidade, disponibilidade, e baixo custo. A importância da resistência mecânica é, relativamente pequena, do mesmo modo que o fator peso não é primordial. Assim, os aços-carbono comuns, simplesmente laminados, sem tratamentos térmicos, são satisfatórios e constituem porcentagem considerável dentro do grupo de aços estruturais.
Assim sendo, pode-se dividir os aços estruturais em dois grupos:
- aços-carbono;
- aços de alta resistência e baixo teor em liga.

As principais características buscadas nos aços estruturais são:

Elasticidade
Uma peça de aço, sob efeito de tensões de tração ou de compressão sofre deformações, que podem ser elásticas ou plásticas. Tal comportamento deve-se à natureza cristalina dos metais, pela presença de planos de escorregamento ou de menor resistência mecânica no interior do reticulado.
Elasticidade de um material é a sua capacidade de voltar à forma original em ciclo de carregamento e descarregamento (figura 3.4). A deformação elástica é reversível, ou seja, desaparece quando a tensão é removida. A deformação elástica é conseqüência da movimentação dos átomos constituintes da rede cristalina do material, desde que a posição relativa desses átomos seja mantida. A relação entre os valores da tensão e da deformação linear específica, na fase elástica, é o módulo de elasticidade, cujo valor é proporcional às forças de atração entre os átomos. Nos aços, o módulo de elasticidade vale aproximadamente 20 500 KN/cm2.

Plasticidade
Deformação plástica é a deformação permanente provocada por tensão igual ou superior à fp - resistência associada ao limite de proporcionalidade (fig. 3.4). É o resultado de um deslocamento permanente dos átomos que constituem o material, diferindo, portanto, da deformação elástica, em que os átomos mantêm as suas posições relativas. A deformação plástica altera a estrutura interna do metal, tornando mais difícil o escorregamento ulterior e aumentando a dureza do metal. Esse aumento na dureza por deformação plástica, quando a deformação supera o patamar de escoamento (é denominado endurecimento por deformação a frio ou encruamento, e é acompanhado de elevação do valor da resistência e redução da ductilidade do metal.

Ductilidade
Ductilidade é a capacidade dos materiais de se deformar sem se romper. Pode ser medido por meio do alongamento ou da estricção, ou seja a redução na área da seção transversal do corpo de prova.
Quanto mais dúctil o aço, maior será a redução de área ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importância nas estruturas metálicas, pois permite a redistribuição de tensões locais elevadas. As barras de aço sofrem grandes deformações antes de se romper, o que na prática constitui um aviso da presença de tensões elevadas.


Se alguém por acaso for fazer um trabalho sobre aços estruturais recomendo esta bibliografia:

1. CHIAVERINI, VICENTE, Aços e ferros fundidos. SP. Associação Brasileira de Metalurgia e Matérias – ABM. 2002.

2. DUCASSÉ, PIERRE, História das técnicas. Lisboa: Publicações Europa-América,1962.

3. DIAS, LUÍS ANDRADE DE MATTOS, Edificações de aço no Brasil. S.P.: Zigurate Editora, 1993.

4. http://www.refrasol.com.br/Normas.htm#Fator%20de%20Massividade

5. http://www.metalica.com.br

6. http://www.refrasol.com.br/estruturas_met%C3%A1licas.htm

7. http://www.cbca-ibs.org.br/acos_estruturais.asp

Nenhum comentário: