domingo, 22 de abril de 2007

Motor do futuro completa 50 anos

Desde os primeiros dias da criação dos motores a gasolina, idéias para motores baseadas em diferentes ciclos e princípios foram desenvolvidas. Entre elas, está o bem sucedido motor de pistão rotativo, conhecido como motor Wankel.Há 50 anos, toda a indústria automobilística voltava seus olhos para a idéia do engenheiro alemão Felix Wankel, que sequer possuía carteira de motorista.O primeiro automóvel produzido em série a utilizar um desses motores foi o carro esporte NSU Wankel Spider de dois lugares, que atraiu muito interesse nos círculos automobilísticos por seu tamanho reduzido, suavidade e a espantosa força desenvolvida por seu motor.Em 1951, Felix Wankel, encarregado do Departamento de Pesquisas Técnicas em Lindau, fez os primeiros contatos com os engenheiros da NSU para estudar os problemas da vedação de espaços irregulares. Esses estudos resultaram na descoberta de que um motor mais ou menos triangular (mas com lados convexos), girando em uma câmara que tivesse, aproximadamente, a forma de um oito (as descrições são matematicamente inexatas), poderia desenvolver um verdadeiro ciclo de quatro tempos.A primeira aplicação desse princípio foi na forma de um compressor para o motor NSU de 50cc, com dois tempos, que iria estabelecer novos recordes mundiais em Utah, em 1956. O compressor rotativo capacitou este pequeno motor a desenvolver 260HP por litro. Isto deu ao pequenino carro a velocidade máxima de quase 160km/h.Em 1958, Wankel fez um acordo com a companhia norte-americana Curtiss-Wright para que unissem seus esforços nas tentativas de fabricação de um grande motor baseado nestes princípios. Mais tarde começaram os testes com carros dotados de motores Wankel, diferentes uns dos outros. Dessa época até 1963, o motor foi gradualmente tomando forma definitiva e então adaptado a um pequeno NSU de dois lugares, apresentado no Salão do Automóvel em Frankfurt, no outono de 1963. A partir daí, foram concedidas licenças de utilização, entre outras, para a Mazda, no Japão.Talvez o melhor exemplo seja o magnífico NSU RO 80, com dois rotores, que começou a ser produzido em série em outubro de 1967, sendo que a versão com a direção do lado direito foi introduzida no mercado inglês em fins de 1968.O motor rotativo Wankel consiste essencialmente em uma câmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito. Dentro dela, um rotor mais ou menos triangular - o pistão - gira excentricamente com relação ao virabrequim ou eixo principal do motor. As formas destes dois elementos são tais que enquanto os cantos do pistão estão sempre eqüidistantes das paredes da câmara - e muito próximos a elas, formando uma vedação - eles sucessivamente aumentam e diminuem o espaço entre os lados convexos do triângulo - o rotor - e as paredes da câmara.Assim, se uma mistura for injetada numa das câmaras, quando está aumentando de tamanho, será comprimida na redução subseqüente de volume, enquanto o rotor, ou pistão, gira. Deste modo, o ciclo clássico de quatro tempos - injeção, compressão, explosão e exaustão - é produzido e, além disso, as três faces do rotor estão em três fases diferentes do ciclo, ao mesmo tempo.As vantagens do motor Wankel sobre os motores de pistão convencional são muitas. Em primeiro lugar, não existem vibrações devido ao fato de que só há um movimento rotativo, e isso significa ainda menor desgaste e vida mais longa. Só para que se tenha uma idéia de quão confiáveis os motores são: a Mazda garante ao motor Wankel Renesis uma garantia de cinco anos.
Revolução: 1.3 com 231 cvA mazda acaba de apresentar ao mundo o RX-8, impulsionado pelo motor Wankel Renesis. O rotativo Renesis teve como objetivos à redução no consumo de combustível e a menor emissão de poluentes, objetivos esses alcançados graças à utilização daquilo que os técnicos chamara de múltiplas luzes na admissão e no escapamento ( trocou-se o uso de uma única janela para a admissão e outra para o escapamento por múltiplas janelas na parede do estator), esse motor 1.3 litros (aspirado) rende 231 cv a 8.200 giros..
Fonte:http://www.xpeedclub.com.br/

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