quinta-feira, 12 de abril de 2007

REDUTOR DE VELOCIDADES-Selecionando oléo lubrificante

Princípio de funcionamento

O redutor de velocidade deste projeto é constituido por dois estágios, de redução de velocidade. A transmissão das rotações é obtida através de dois pares de engrenagens cilíndricas de dentes retos.
As engrenagens cilíndricas transmitem potência entre árvores paralelas, com uma relação de transmissão constante. A relação de transmissão é a mesma que seria abtida por dois cilindros imaginários comprimidos um contra o outro girando sem deslizamento em sua linha de contato.
A redução total é de 1770 rpm na entrada do redutor, para 225 rpm na saída

Lubrificação de engrenagens

Cargas unitárias (pressões de contato) elevadíssimas juntamente com um severo deslizamento relativo nas superfícies de trabalho dos dentes e uma maior ou menor precisão de fabricação e montagem – estes são os fatores principais que geram o grande problema da manutenção de engrenagens.
Geralmente, tem sido atribuída exclusivamente ao lubrificante a função de resolver esse problema. Para fazer isso, o lubrificante deve possuir as seguintes propriedades:
· a viscosidade mais baixa possível, compatível com as características operacionais;
· a máxima resistência da película de lubrificante, frente às cargas atuantes nos dentes;
· ação inibidora de oxidação e grande estabilidade química;
· capacidade de aderir e proteger toda a superfície de contato;
· possuir aditivos de extrema pressão ou polares, dependendo dos materiais, cargas e velocidades atuantes.
O tipo de lubrificante (e aditivos) e o método de aplicação do mesmo dependerá do tipo, tamanho e rotação das engrenagens, das cargas transmitidas e dos materiais e acabamento superficial dos dentes.
A escolha de um lubrificante para engrenagens dependerá principalmente de três fatores:
1. Velocidade tangencial das engrenagens;
2. Força transmitida pelos dentes;
3. Método de aplicação do lubrificante.
Porém há uma série de outros fatores a serem considerados na seleção do lubrificante,
que são:
· Temperatura operacional;
· Disposição das engrenagens na caixa;
· Materiais dos dentes, etc.

Pela tabela de lubrificantes para redutores de lelocidade, para temperatura ambiente até 40°C tem se que :
Carga efetiva = P*fator de carga.
Fator de carga e´1,25 pa motores eletricos c/ choques moderados.
Carga efetiva=7,5*1,25= 9,37
Pra uma rotação do pinhao de 1000 a 2000 RPM e carga efetiva até 10 CV, deve-se ter um metodo de aplicação Circulação ou salpico. E para uma redução de até 10:1 O iso é 68.
Então baseado nisso foi selecionado o óleo shell omala oel 680, da lista de óleos lubrificantes shell.

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